top of page
  • Luiz Guilherme Lourenção

Franquias crescem em meio à crise: Oportunidades e desafios


Cédula de dinheiro

Em um cenário hostil e até assustador para alguns negócios, pudemos observar que o Mercado de Franquias seguiu crescendo em meio à crise desencadeada pela pandemia do Coronavírus.


Enquanto alguns negócios não conseguiram se manter abertos por conta das perdas financeiras geradas pelo período de quarentena imposto em muitos estados brasileiros, as franquias parecem superar bem essas condições.


Não apenas isso, as Franquias crescem em meio à crise da COVID 19 e se mostram investimentos muito fortes e potentes. Conheça as principais vantagens ao investir nesse modelo de negócio.


Entenda como as franquias são uma oportunidade em meio à crise

Pensar em investir em um novo empreendimento no atual momento que enfrentamos parece inviável para a maioria das pessoas. Mas, se você souber escolher, as franquias podem ser uma oportunidade, ainda que em uma crise.


Menor investimento inicial:

Um dos motivos pelos quais as franquias podem ser uma boa escolha para um período de crise é que elas demandam um investimento inicial bem menor. É possível encontrar franquias com valores mais acessíveis.


Normas de segurança:

Um dos segredos é que muitas marcas adotaram medidas de atendimento que, obviamente, seguem as normas de segurança divulgadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.


As franquias crescem em meio à crise justamente porque souberam unir a força desse modelo de empreendimento com todas os métodos de segurança para aumentar a credibilidade e atrair o consumidor.


Franquias online são uma boa alternativa

Para quem quer investir, mas não sabe o que escolher no período de crise, uma ideia interessante é apostar em franquias online.


Alguns modelos de negócio foram desenvolvidos especificamente para o funcionamento remoto, o que faz com que sejam perfeitos para esse período que a humanidade enfrenta.


Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2019, houve um aumento de 14% do número de marcas que decidiram apostar em modelos mais econômicos de atuação, as chamadas “microfranquias”.


Os setores que mais se destacam, e que mostram um importante crescimento mesmo nesse período tão dramático para os negócios são os de serviços tecnológicos, de saúde, beleza e bem-estar.


É preciso se reinventar para superar os novos desafios

As franquias crescem em meio à crise justamente porque souberam se reinventar e criar alternativas para continuar fornecendo os serviços e produtos com segurança. Segurança, aliás, virou um fator competitivo importantíssimo!


Automatizar e digitalizar alguns processos foi uma das coisas importantes. Além disso, apostar no “teletrabalho”, como uma forma de manter as atividades sem dia com o mínimo contato possível com outras pessoas.


Suporte ao franqueado em tempos de distanciamento:

Obviamente não se pode deixar de prestar todo o suporte e atenção ao franqueado mesmo durante esses tempos incertos. Por isso as reuniões e teleconferências passaram a fazer parte da rotina dos franqueadores.


Treinamentos online e lives, por exemplo, ajudam a manter esse contato frequente e auxiliam as unidades a manterem a qualidade de serviço e se desenvolverem.


Se você pretende investir em algo, e quer um modelo de negócio que apresente resistência mesmo num momento tão hostil, saiba que as franquias crescem em meio à crise e podem ser uma boa escolha.


Se você tem interesse em investir em uma franquia e conquistar sua independência financeira, entre em contato conosco!


Sobre o autor:

Luiz Guilherme Lourenção é advogado especializado em Direito Contratual, com destaque na representação de franqueadores e franqueados. Sua formação em Direito e amplo conhecimento em contratos permite que ele ofereça soluções para proteger os direitos dos donos de marcas que atuam como franquias e de franqueados que buscam nas franquias uma excelente opção de investimentos.

Deseja saber mais? Entre em contato.

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

bottom of page