- Luiz Guilherme Lourenção
Franqueado – o que você precisa saber antes de abrir a sua própria franquia?

Entenda melhor sobre o que é necessário para ser um franqueado de sucesso de uma marca.
Por ser um modelo de negócio seguro e rentável, investir em franquias tem sido um dos empreendimentos preferidos dos pequenos e médios empresários do Brasil.
Isso porque o franqueamento se desenvolve a partir da reprodução dos modos de operação de uma marca já testada e reconhecida no mercado.
Dessa maneira, investir em uma rede de franquias acaba por ser um método seguro para expandir os seus lucros, evitando maiores riscos de prejuízos jurídicos e econômicos.
Pensando nisso, a equipe listou tudo que você precisa saber para investir em uma rede de franquias.
Quem é o franqueado?

O franqueado nada mais é do que o empreendedor que deseja investir na rede de franquias criada por uma empresa de sucesso.
Para isso, ele deve pagar determinado valor pelo uso da marca ou patente, bem como pela transferência do conhecimento dos segredos do negócio franqueado.
Além disso, o franqueado precisa estar atento a todos os Direitos e Obrigações previstos no Contrato de franquias e na Lei de franquias, buscando não ter problemas com a utilização da marca.
O que é preciso para ser um bom franqueado?
Ser franqueado de uma marca de sucesso é um negócio que apresenta bons retornos financeiros para os empreendedores.
No entanto, para que essa seja uma empreitada de sucesso é preciso que se esteja atento aos detalhes e aos cuidados necessários para o bom desenvolvimento do franchising.
Sendo assim, para evitar que a abertura de uma franquia cause dores de cabeça ao empreendedor, é preciso estar de olho em algumas necessidades importantes desse tipo de negócio.
1. Reproduzir o modelo de operação de uma marca já testada no mercado
Sem sombra de dúvidas, a maior necessidade de um franqueado é estar apto a reproduzir os modos de produção e operação da empresa franqueadora.
Por esse motivo, é de suma importância que, antes de se firmar o Contrato de Franquias, o futuro franqueado analise bem a COF, o documento que explica todas as necessidades para o franqueamento daquela marca.
Firmado o contrato, a exata reprodução dos modelos de operação é fundamental para manter os padrões e a qualidade dos serviços da franqueadora. Isso porque o franchising tem como base as boas práticas e os métodos de sucesso já testados no mercado.
Dessa maneira, qualquer desvio não autorizado no modo de operação pode implicar em prejuízos ao nome da marca, prejudicando não só uma franquia, mas toda a rede de franqueados.
2. Estar atento ao contrato de franquias
Além de reproduzir os métodos de operação da franqueadora, é muito importante que o franqueado esteja 100% atento ao Contrato de Franquias.
Baseado na Lei do franchising, o Contrato de franquias possui um grande número de cláusulas e detalhes, que devem ser inteiramente entendidos e respeitados pelo franqueado. Há uma preocupação muito grande da franqueadora com os serviços oferecidos pelas empresas que utilizam a sua marca, já que qualquer falha pode prejudicar o negócio no mercado.
Por esse motivo, a franqueadora está sempre de olho na operação dos franqueados, que precisam seguir à risca tudo que foi acordado no Contrato.
Qualquer erro no cumprimento das cláusulas do Contrato de Franquias pode provocar grandes prejuízos ao franqueado, ensejando tanto pedidos de indenização como o fim da autorização dos direitos de uso da marca.
3.Ter uma assessoria empresarial constante
Estar de olho a todos os detalhes do Contrato de Franquias e da Lei do franchising pode não ser tarefa fácil para os empreendedores. Por isso, é muito importante que franqueadoras e franqueados sejam assessorados constantemente, evitando riscos jurídicos e financeiros.
O melhor caminho para isso é que sejam encontrados profissionais de confiança que estejam presentes do dia-a-dia do franchising.
Isso fará com que fiquem atentos a cada detalhe do modelo de operação do negócio, aumentando a segurança econômica e jurídica do negócio.
Quais são as vantagens de ser um franqueado?

O franqueamento tem sido uma das principais formas de investimento rentável e seguro para pequenos e médios empreendedores.
Isso é facilmente explicado pelos benefícios que esse modelo de negócio oferece, amplamente vantajosos para a franquia.
Para evidenciar isso, nossa equipe listou algumas das principais vantagens em ser um franqueado no Brasil.
Modelo de operação do franqueado já testado
Uma das maiores vantagens de ser um franqueado é o fato de ser um modelo de negócio que apenas reproduz os modos de operação de uma empresa já testada e reconhecida no mercado.
Assim, são evitados custos desnecessários com testes de produto e de mercado, diminuindo riscos econômicos e aumentando as possibilidades de sucesso. A única necessidade do franqueado é saber gerir tudo o que é requisitado no Contrato e na Lei de Franquias, estando de olho em cada detalhe, como falado anteriormente.
Independência em relação à franqueadora
Muitos empreendedores acreditam que, ao adquirem uma franquia, não terão nenhuma liberdade na gerência do negócio. No entanto, isso não passa de uma falácia!
Por óbvio, o franqueado deve estar totalmente preocupado em reproduzir os modelos de operação da franqueadora, já que essa é a essência do franchising.
Ao mesmo tempo, ele possui uma série de direitos para gerir a sua franquia de forma autônoma, racionalizando a interferência da franqueadora em seus serviços.
Um grande exemplo disso é a possibilidade de seleção e contratação de funcionários de acordo com os interesses do franqueado, que é feito de modo 100% livre.
Alta rentabilidade

Outra grande vantagem de ser um franqueado é a grande rentabilidade desse tipo de negócio.
Isso ocorre porque, normalmente, as franqueadoras já são negócios bem sucedidos reconhecidos pelo mercado e com um público alvo consistente, cabendo ao franqueado colher os frutos do sucesso da marca.
Tendo em vista os lucros e a segurança desse modelo de negócio, é um investimento com retorno financeiro certo e, normalmente, rápido.
Se você tem interesse em investir em uma franquia e conquistar sua independência financeira, entre em contato conosco!
Sobre o autor:
Luiz Guilherme Lourenção é advogado especializado em Direito Contratual, com destaque na representação de franqueadores e franqueados. Sua formação em Direito e amplo conhecimento em contratos permite que ele ofereça soluções para proteger os direitos dos donos de marcas que atuam como franquias e de franqueados que buscam nas franquias uma excelente opção de investimentos.