top of page
  • Luiz Guilherme Lourenção

Conflitos entre franqueadores e franqueados, como evitar?


Evitar o conflito, em qualquer que seja o tipo de negócio ou operação, é uma atitude fundamental para se alcançar maturidade corporativa, bem como uma boa relação com as empresas parceiras.


Ciente da importância disso, e tendo conhecimento que é comum ocorrer conflitos entre Franqueadoras e Franqueados na relação de negócio, elaboramos este conteúdo, para trazer algumas dicas que podem lhe ajudar a evitar essa situação nada agradável. Confira:


Tenha um contrato claro e objetivo

Contrato é o instrumento pelo qual se busca realizar um acordo entre duas ou mais pessoas, sejam Pessoas Físicas ou Jurídicas, com a intenção comercial ou não.


Uma vez celebrado o acordo, as partes envolvidas precisam observar os direitos e deveres, ou obrigações que cada um tem na relação contratual. Caso isso não seja observado, certamente nascerá um conflito que colocará em xeque a relação entre os envolvidos.


Então, como primeira dica para evitar o conflito, elabore um contrato claro, objetivo e respeitando as leis vigentes. É o primeiro passo para quem busca não apenas construir negócios sólidos, mas desenvolver relações duradouras, capazes de garantir o crescimento de sua marca.


Evite, portanto, colocar no contrato cláusulas com duplo sentido ou que dificultem a compreensão por parte do franqueado.


Nesse sentido, cabe destacar que contar com ajuda especializada pode fazer toda diferença. Um especialista no mercado de franquia é a melhor solução para esse caso.


Obedeça aos termos do contrato

Não menos importante que elaborar um contrato claro e objetivo é seguir à risca os termos que foram colocados nele, de maneira a respeitar os seus direitos, mas também cumprir os seus deveres com o Franqueado.


Quando a Franqueadora deixa de amparar o Franqueado, sendo que esse amparo foi previsto em contrato, certamente este ficará insatisfeito, dando início a um possível conflito.


Estabeleça um suporte de comunicação e dúvidas eficiente

Para evitar conflito entre a Franqueadora e o Franqueado, o segredo é não apenas desenvolver um contrato claro e objetivo, com tudo às claras, mas também estabelecer um suporte de comunicação e dúvidas eficiente, que seja capaz de resolver os problemas do Franqueado.


Não contar com esse suporte pode, sem dúvida alguma, gerar insatisfação por parte do Franqueado, o que, por sua vez, poderá configurar em um conflito entre as partes.


Seja transparente em relação ao seu negócio

Hoje, ser transparente deixou de ser apenas uma opção, para se tornar em uma obrigação para a empresa que busca crescer de maneira sustentável e evitar conflitos.


Por essa razão, defina a transparência como um pilar na relação com os seus Franqueados. É uma forma de dizer que não apenas parceiros de negócios, mas essenciais para o crescimento da marca no mercado.


Ser transparente é garantir que as franquias acessem o que for necessário para que conduzam os seus negócios com eficiência e produtividade, contribuindo para os objetivos macros da Franqueadora.


Gostou deste conteúdo e gostaria de ter acesso a outros? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso site. Estamos sempre compartilhando conhecimentos que podem facilitar seu dia a dia, bem como garantir o desenvolvimento de seu negócio.


Se você tem interesse em investir em uma franquia e conquistar sua independência financeira, entre em contato conosco!


Sobre o autor:

Luiz Guilherme Lourenção é advogado especializado em Direito Contratual, com destaque na representação de franqueadores e franqueados. Sua formação em Direito e amplo conhecimento em contratos permite que ele ofereça soluções para proteger os direitos dos donos de marcas que atuam como franquias e de franqueados que buscam nas franquias uma excelente opção de investimentos.

Deseja saber mais? Entre em contato.

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

bottom of page